Pesquisar este blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Personagens da Turma do Chico Bento

Vamos falar dos personagens da Turma do Chico Bento. E para começar, o personagem principal. Criado em 1963 por Maurício de Sousa, Chico Bento é um caipira com idade de 7 anos (nos quadrinhos, isso é eterno). Suas características físicas são: usa chapéu de palha e calça azul quadriculada, tem o dente da frente saliente, anda descalço. Suas características psicológicas são: bom filho, trabalhador, doido por goiabas e por pescar, avesso aos estudos, falante do caipirês, amante da natureza. Sim, é um personagem idealizado e politicamente correto, mas capaz de traquinagens comuns aos meninos de sua idade: roubar goiabas do Nhô Lau, pregar peças nos outros, desobedecer os pais, colar na escola, viver aventuras na mata, por exemplo. Sua personalidade foi moldada com o passar do tempo. A linguagem, inicialmente, era o português formal, depois passou para o dialeto caipira. Até o início da década de 90, ele caçava na mata, mas com a adoção do perfil de amante da natureza ele não caça mais; nos primeiros anos, a escola não era respeitada pelo Chico. Ele detestava estudar, colava e aprontava bagunça. Hoje ele respeita a professora, se esforça para aprender e se comportar. O amor da vida do Chico Bento é a Rosinha. Os dois se amam e fazem planos para terem uma família no futuro.
O amor do Chico pelos pais é uma das bases de seu caráter.
As histórias do Chico Bento têm vários temas: escola, amigos, natureza, confronto entre cidade e campo, namoro, causos e histórias folclóricas, pescarias. De vez em quando , há histórias em outras vertentes, como o Chico sendo confundido com outra pessoa ou visitas de extraterrestes.As histórias servem para alguma mensagem educativa no final ou para produzir humor.
O amor do Chico pela escola... bem... não é lá essas coisas.
Chico fazendo duas coisas que ele gosta: pescar e dormir.

2 comentários:

  1. Bacana essa idéia de adaptar as características às demandas atuais. Só precisamos estar atentos para não levarmos a extremismos as ideias politicamente corretas. Afinal, nem sempre são tão corretas assim. Rsrsrs...

    ResponderExcluir